Notas Legais
Ressalvas Quanto a Informações e Declarações Acerca do Futuro
A Valid faz declarações, estimativas, intenções e pretensões quanto a eventos futuros que estão sujeitos a riscos. Quaisquer declarações e estimativas, intenções e pretensões, com relação a eventos futuros, envolvem riscos e incertezas. Diversos fatores importantes considerados nas declarações e estimativas futuras podem se modificar, fazendo com que os resultados reais possam vir a ser substancialmente diferentes daqueles contidos em tais declarações e estimativas e que as intenções e pretensões possam vir a não se materializar. Esses fatores incluem, dentre outros:
- à direção de operações futuras;
- à implantação de estratégias operacionais, incluindo aquisições atuais ou potenciais, joint-ventures e outras oportunidades de investimento;
- à implementação da estratégia de financiamento e planos de investimento;
- à utilização dos prejuízos fiscais das subsidiárias;
- aos fatores ou tendências que afetam a condição financeira, liquidez ou resultados operacionais;
- à implementação das medidas exigidas de acordo com o contrato de concessão celebrado com o governo brasileiro.
As ressalvas com relação a declarações e informações acerca do futuro também incluem informações a respeito dos resultados operacionais possíveis ou presumidos, bem como as declarações que são precedidas, seguidas ou que incluem as palavras “acredita”, “poderá”, “irá”, “continua”, “espera”, “prevê”, “pretende”, “planeja”, “estima” ou expressões semelhantes.
As declarações e informações acerca do futuro não são garantias de desempenho. Elas envolvem riscos, incertezas e suposições porque se relacionam a eventos futuros, dependendo, portanto, de circunstâncias que poderão ocorrer ou não. Os resultados futuros e valor para os acionistas poderão diferir de maneira significativa daqueles expressos ou sugeridos pelas declarações com relação ao futuro. Muitos dos fatores que irão determinar estes resultados e valores estão além da capacidade de controle ou previsão da VALID. Os investidores são alertados no sentido de não confiar indevidamente em qualquer declaração com relação ao futuro. Os investidores devem entender que os seguintes fatores importantes, em acréscimo àqueles discutidos, entre outros, podem afetar os resultados futuros da VALID e podem diferir de maneira significativa daqueles expressos em tais declarações em relação ao futuro:
- condições econômicas gerais no Brasil, tais como os índices de crescimento econômico, flutuações nas taxas de câmbio ou inflação;
- condições sociais e políticas gerais no Brasil;
- intervenção governamental, resultando em mudanças no ambiente econômico, fiscal, tarifário ou regulatório no Brasil;
- condições do setor, tais como a intensidade da demanda por serviços, a intensidade da concorrência, pressões sobre a formação de preços, a introdução de novos serviços pela VALID ou por suas concorrentes, mudanças na tecnologia e na capacidade de obter equipamentos de fornecedores sem interrupções e a preços razoáveis, e as condições financeiras de seus clientes; e
- fatores operacionais, tais como o sucesso contínuo de marketing, atividades operacionais e tecnológicas e o conseqüente alcance de níveis de eficiência.
Fatores de Risco
a) Riscos relacionados ao emissor
A Companhia não pode assegurar que seus contratos existentes para fornecimento de produtos e serviços serão renovados em termos satisfatórios, ou mesmo se serão renovados, assim que encerrado o prazo de vigência desses contratos.
O negócio da Companhia depende de sua capacidade de antever e adaptar rapidamente à evolução das inovações tecnológicas e dos padrões industriais.
A Valid pode ser forçada a mudar sua oferta de produtos e serviços ou a pagar valores mais elevados caso haja mudanças na tecnologia de terceiros que a Companhia utiliza ou aumento no preço dessa tecnologia.
A estratégia da Companhia envolve aquisições de ativos e participações societárias, as quais podem não se concretizar ou, uma vez realizadas, podem trazer dificuldades operacionais e contingências relacionadas aos negócios por ela adquiridos, estando ainda sujeitas a aprovação dos órgãos de defesa da concorrência, em alguns casos.
b) Riscos relacionados a seu controlador, direto ou indireto, ou grupo de controle
A Companhia não possui Controlador.
c) Riscos relacionados a seus acionistas
A eventual venda de lotes significativos de ações da Valid pode fazer com que o preço dessas ações diminua.
O preço de mercado e o volume de negociação das ações ordinárias da Companhia podem ser voláteis, e o investidor poderá não ser capaz de revender suas ações ordinárias pelo preço de aquisição, ou mesmo acima dele.
A ausência de um único acionista controlador ou grupo de acionistas controladores poderá deixar a Valid susceptível a novas alianças de acionistas, litígios de acionistas, ou a outros acontecimentos não previstos.
Detentores de ações ordinárias da Valid poderão não receber dividendos.
d) Riscos relacionados a suas controladas e coligadas
Os riscos das coligadas e das controladas são semelhantes ao da controladora.
e) Riscos relacionados a seus fornecedores
Não podemos prever se seremos capazes de repassar qualquer aumento dos custos da mercadoria para nossos clientes futuramente, de modo que um aumento de custos poderá refletir negativamente em nossos negócios, resultados operacionais e valor de nossas ações.
Alguns fatores macroeconômicos podem levar nossos fornecedores a aumentar os preços de suas mercadorias para compensar custos, como futuros aumentos na inflação, por exemplo, além da suscetibilidade às dificuldades financeiras e operacionais no caso de crise econômica.
Não podemos garantir que nossos fornecedores não venham a se utilizar de práticas irregulares.
Não podemos garantir que alguns de nossos fornecedores não venham apresentar problemas com questões trabalhistas ou relacionados à sustentabilidade, quarteirização da cadeia produtiva e condições de segurança impróprias ou mesmo que venham a se utilizar dessas irregularidades para terem um custo mais baixo de seus produtos.
f) Riscos relacionados a seus clientes
Se os produtos da Valid apresentarem defeitos ou se houver quaisquer problemas com os serviços que presta, a Companhia poderá perder clientes e receitas e ficar exposta a ações de responsabilidade civil.
Se a entrega dos produtos a seus clientes atrasar, a Companhia poderá incorrer em multas contratuais, perder clientes e receitas e ficar exposta a ações de responsabilidade civil.
A Valid pode ser responsabilizada se terceiros se apropriarem indevidamente de informações pessoais de seus usuários.
A Companhia é parte em diversos processos judiciais e administrativos movidos no curso regular de seu negócio. Decisões desfavoráveis nesses processos podem afetar adversa e significativamente o negócio da Valid, situação financeira e resultados operacionais, afetando adversamente o preço de mercado de suas ações ordinárias.
g) Riscos relacionados aos setores da economia nos quais o emissor atue
Os mercados da Valid são altamente competitivos e seus concorrentes podem prejudicar a capacidade de vender produtos e serviços e reduzir sua participação no mercado.
Os negócios da maior parte dos clientes da Companhia estão sujeitos a regulamentações governamentais e alterações desfavoráveis nessas regulamentações poderiam afetar adversamente seu negócio, situação financeira e resultados operacionais.
A Valid poderá ser adversamente afetada por eventuais passivos ambientais e a aprovação de regulamentações e normas ambientais mais rigorosas.
O governo brasileiro exerceu, e continua a exercer, influência significativa sobre a economia nacional. Esse envolvimento, assim como a situação política e econômica brasileira, pode vir a afetar adversamente o negócio da Valid e o preço de mercado de suas ações.
Em caso de instabilidade política, os resultados das operações da Companhia e o preço de suas ações poderão ser adversamente afetados.
A inflação e os esforços do governo brasileiro para combatê-la poderão contribuir significativamente para incertezas econômicas no Brasil.
O valor de mercado dos títulos e valores mobiliários emitidos por companhias brasileiras é influenciado pela percepção de risco no Brasil e em outras economias emergentes, o que poderá ter um efeito negativo no preço de mercado das ações da Valid e restringir seu acesso ao mercado de capitais internacional.
h) Riscos relacionados à regulação dos setores em que o emissor atue
Vide item acima.
i) Riscos relacionados aos países estrangeiros onde o emissor atue
Até o momento a Companhia não vislumbra riscos, além daqueles comuns ao mercado e a conjuntura econômica internacional.