14. EVA

EVA é o lucro econômico, também conhecido como lucro residual, e considera que o lucro existe somente quando a empresa cobre todos os seus custos operacionais e também os custos do capital empregado no negócio, seja ele próprio ou de terceiros.

Relação entre EBITDA e receita líquida.

Esse índice é uma medida da alavancagem financeira da companhia.

Preço de uma ação dividido pelo lucro por ação. Esse índice dá ao investidor um parâmetro de quanto ele está pagando pela capacidade de gerar lucro da companhia.

Representa o investimento do acionista na companhia via contribuição de capital ou lucro reinvestido. O valor do patrimônio líquido é igual ao ativo total menos o passivo total.

Representa os recursos da companhia que são usados para gerar receita. Os ativos podem ser físicos (caixa, estoques, propriedades e equipamentos) ou intangíveis (fundo de comércio, marca registrada, patentes).

Também chamado de bottom line, uma vez que é a última linha da demonstração de resultado. Representa o lucro restante depois que todo o custo e as despesas (incluindo impostos) foram deduzidos da receita total em um determinado período. Se o resultado é positivo chamamos de lucro, se é negativo, de prejuízo.

Reflete o gasto com o pagamento do imposto de renda e da contribuição social.

Essa conta inclui receitas e despesas com juros e comissões relacionadas à transações financeiras.

Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization (Lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido).