Comitês

Comitê Estatutário de Auditoria

O Comitê de Auditoria Estatutária será composto por, no mínimo, 3 (três) membros, nomeados e destituídos pelo Conselho de Administração, com mandato unificado de 2 (dois) exercícios anuais, permitida a recondução por um período máximo de 10 (dez) anos.

Nome Cargo Anos no Conselho Mandato
Marcílio Marques Moreira Membro do Conselho 20 2 anos
O Sr. Marcílio Marques é formado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem mestrado em Ciência Política pela Georgetown University, Washington, D.C.Possui experiência extensa nos setores privado e público tendo sido o 3° Secretário lotado no Ministério das Relações Exteriores (1954-1957) na Embaixada Brasileira em Washington, D.C. (1957- 1963), no Gabinete do Ministro da Fazenda (1963) e no Departamento de Operações Internacionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (1963-1965). Foi Vice-Presidente da COPEG – Companhia Progresso do Estado da Guanabara (1965-1968) e Presidente da CODESCO – Companhia de Desenvolvimento de Comunidades – Governo do Estado da Guanabara (1968). Depois se tornou Professor Adjunto da UERJ (1968-1998), Vice-Presidente e membro do Conselho de Administração do Unibanco (1968-1986), Embaixador do Brasil junto ao governo dos Estados Unidos em Washington (nov/86 a mai/91), Ministro de Estado da Economia, Fazenda e Planejamento (1991-1992), Consultor Internacional Sênior da Merrill Lynch & Co. (1994-2005), Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (2001-2005) e membro de Conselho de Administração da BRASILPAR, PREVER, NOVOTEL, Club Mediterranée, IBM, Coca-Cola, R.J.Reynolds, Hoechst, GE, Textron, Sendas Distribuidora (não existe mais), Embratel e foi membro da Comissão de ética Pública da Presidência da República (2002 a 2008) . O Sr. Moreira é atualmente sócio-gerente da Conjuntura e Contexto – Consultoria Empresarial, e membro do Conselho de Administração da Cia. Cataguazes-Leopoldina (Energisa), Conselheiro Consultivo Internacional da Marsh & McLennan Group of Companies e membro do Conselho de Administração da Valid S.A.
Fiamma Zarife Membro do Conselho 1º mandato 2 anos
A Sra. Fiamma Zarife é formada em Publicidade e Propaganda pela UFF e Relações Públicas pela UERJ; possui Pós-Graduação em Marketing pela PUC-RJ e cursos de especialização na Singularity University,  MIT, Columbia Business School and Wharton School. Começou sua carreira na Petrobras Distribuidora, em 1994. Entre 1995 e 1999, atuou no Banco Boavista, onde coordenou o desenvolvimento do Internet Banking da instituição. Em 1999, entrou na ATL – Algar Telecom Leste e iniciou uma trajetória de 15 anos em telecomunicações, com passagens pela TIMnet (2001), Oi (2001-2008), Claro (2008-2012) e Samsung (2013-2014). Neste período, atuou na áreas de Serviço de Valor Agregado e Inovação, sendo responsável pelo lançamento de soluções como SMS, Mobile TV, Mobile Banking, Mobile Advertising e Banda Larga. Na Samsung, idealizou o Samsung Ocean, para fomentar a capacitação de desenvolvedores e a criação de startups. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora-Geral do Twitter no Brasil, onde é responsável pelo desenvolvimento da estratégia comercial da empresa no Brasil, coordenando sua atuação junto a marcas, agências de publicidade e parceiros de conteúdo.
Sidney Levy Membro do Conselho 20 2 anos
O Sr. Sidney Levy é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mestrado em Engenharia pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE-RJ) e Especialização em Administração pelo Institute of Management Development em Lausanne, Suíça. Ocupou o cargo de Presidente da Valid S.A. de 1994 até 2011, quando passou a ocupar a Presidência do Conselho de Administração. Entre 1992 e 1994 foi Presidente da DLR Lerchundi na Espanha .Trabalhou na Thomas de La Rue no Brasil e na Inglaterra de 1981 a 1991. Foi presidente da American Chamber of Commerce do Rio de Janeiro entre 2005 e 2007. Foi membro do Conselho de Administração de diversas empresas entre 2007 e 2012. Foi Diretor Geral do Rio2016, Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2013 a 2016. Agraciado com a Medalha do Pacificador pelo Exército Brasileiro. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Valid SA, membro independente do Conselho de Administração do Instituto Hermes Pardini SA, e Presidente do Conselho de Administração da organização filantrópica Instituto Reditus.

Clique aqui para o Regimento do Comitê Estatutário de Auditoria.

Comitê Estatutário de Remuneração

O Comitê Estatutário de Remuneração será composto por, no mínimo, 3 (três) membros, nomeados e destituídos pelo Conselho de Administração, com mandato unificado de 2 (dois) exercícios anuais, permitida a recondução por um período máximo de 10 (dez) anos, observado o que dispõe o artigo 8º abaixo, sendo que os membros do COMITÊ devem atender aos requisitos previstos no artigo 147 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 e, preferencialmente, ao menos 1 (um) de seus membros deve possuir qualificação ou experiência necessária ao exercício das suas funções.

Nome Cargo Anos no Conselho Mandato
Henrique Bredda Membro do Conselho 1º mandato 2 anos
O Sr. Henrique Bredda é sócio fundador e gestor de renda variável na Alaska Investimentos desde 2015. Desde 2017, é membro do conselho de administração da Marcopolo S.A. Desde 2016, é conselheiro fiscal na Log-In Logística Intermodal S.A.  Foi sócio da Venturestar Capital Management de 2013 a 2015 e sócio da Skipper Investimentos, onde atuou como analista e gestor de renda variável de 2010 a 2013. Analista de renda variável na Ashmore Brasil de 2009 a 2010. Trabalhou na FVF Participações, de 2008 a 2009, como analista de ações. De 2005 a 2008, atuou na Spinnaker Capital Group, onde cobria ações na América Latina. Também foi analista crédito no Unibanco de 2003 a 2004 e teve atuação em consultoria financeira em 2002. Graduado em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Guilherme Affonso Ferreira Membro do Conselho 1º mandato 2 anos
O Sr. Guilherme Affonso tem sua formação composta por três instituições e cursos diferente: Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Economia e Política pela Macalester College em Minneapolis/USA; Beef Cattle in the Tropics pela James Cook University em Townsville/Australia. Atualmente, é do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Auditoria e Finanças da Arezzo, membro do Conselho de Administração e Comitê de Remuneração da Sulamérica, membro do Conselho de Administração e dos Comitês de Remuneração e Governança da B3, membro do Conselho de Administração da T4F, presidente do Conselho de Administração e do Comitê de Governança  da Bahema. Já foi também conselheiro da Petrobrás, do Pão de Açucar, Coldex Frigor, Correa Ribeiro, Unibanco, Unibanco Holdings, Tavex, Eternit e Gafisa.
Cláudio Almeida Prado Membro do Conselho 6 2 anos
O Sr. Claudio é Engenheiro Eletrônico e Mestre em Ciência da Computação, ambos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atua na área de Tecnologia da Informação há cerca de 25 anos. Claudio começou sua carreira como pesquisador no Laboratório de Sistemas Integráveis na USP, fundou a Pulso Tecnologia, em 1989, empresa que atua em soluções de segurança para área bancaria (e que desenvolveu a primeira solução de Internet Banking do país em 1994). Dirigiu, de 2005 até 2011, toda área de suporte a Inovação e de Desenvolvimento de Software para os canais diretos e indiretos do Banco ABN Real e (depois) do Grupo Santander, onde ele foi CIO durante os últimos 3 anos. Depois de passagens no Deutsche Bank (2011/12), e noo Grupo Abril (2012/16) ele ocupa atualmente o cargo de Diretor Executivo do Grupo Fleury S.A.. Ministra, rotineiramente, palestras e cursos de especialização e pós-graduação em Tecnologia da Informação e sua utilização em redes de colaboração e mobilidade. Foi Coordenador do Grupo de Tecnologia da Febraban, liderando pesquisa de mobile payment. Ex-membro do Conselho de Administração da Pulso, e da Fonet.

Clique aqui para o Comitê Estatutário de Remuneração