Ações
sanfonaAções
– Common share: VLID3
A ação ordinária (ON – símbolo na Bovespa: VLID3) confere ao seu detentor o direito de voto em deliberações tomadas nas Assembléias Gerais, sejam Ordinárias ou Extraordinárias. Cada ação ordinária equivalente a 1 (um) voto.
– Em 2000, a BOVESPA introduziu três segmentos especiais para listagem, conhecidos como Níveis 1 e 2 de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa e Novo Mercado. O objetivo foi criar um mercado secundário para valores mobiliários emitidos por companhias abertas brasileiras que sigam melhores práticas de governança corporativa. Os segmentos de listagem são destinados à negociação de ações emitidas por companhias que se comprometam voluntariamente a cumprir práticas de boa governança corporativa e maiores exigências de divulgação de informações em relação àquelas já impostas pela legislação brasileira. Em geral, tais regras ampliam os direitos dos acionistas e melhoram a qualidade da informação fornecida aos acionistas. As regras do Novo Mercado exigem, além das obrigações impostas pela legislação brasileira em vigor, o atendimento aos seguintes requisitos, entre outros:
– emitir somente ações ordinárias;
– conceder a todos os acionistas o direito de venda conjunta (tag along), em caso de alienação do controle acionário da Companhia, devendo o adquirente do controle realizar oferta pública de aquisição das ações aos demais acionistas, oferecendo para cada ação o mesmo preço pago por ação do bloco controlador;
– assegurar que as ações da Valid, representativas de, no mínimo, 25% do capital total, estejam em circulação;
– adotar procedimentos de oferta que favoreçam a dispersão acionária;
– cumprir padrões mínimos de divulgação trimestral de informações;
– seguir políticas mais rígidas de divulgação com relação às negociações realizadas pelos acionistas controladores da Companhia, conselheiros e diretores envolvendo valores mobiliários de sua emissão;
– submeter quaisquer acordos de acionistas e programas de opção de compra de ações existentes à BOVESPA;
– disponibilizar aos acionistas um calendário de eventos societários;
– limitar a um ano o mandato de todos os membros do Conselho de Administração da companhia, composto de no mínimo cinco membros;
– elaborar, a partir do segundo exercício social encerrado após a admissão no Novo Mercado, demonstrações financeiras anuais, inclusive demonstrações de fluxo de caixa, em idioma inglês, de acordo com normas contábeis internacionais, tais como o U.S. GAAP ou o IFRS;
– adotar exclusivamente as normas do regulamento de arbitragem da BOVESPA, pelas quais a BOVESPA, a companhia, o acionista controlador, os administradores, e os membros do Conselho Fiscal da Companhia, se instalado, comprometem-se a resolver toda e qualquer disputa ou controvérsia relacionada ao regulamento de listagem por meio de arbitragem;
– realizar, pelo menos uma vez ao ano, reunião pública com analistas e quaisquer outros interessados, para divulgar informações quanto à sua respectiva situação econômico-financeira, projetos e perspectivas; e
– em caso de saída do Novo Mercado, para que as ações sejam negociadas fora do Novo Mercado, o acionista controlador deve fazer oferta pública de aquisição das ações em circulação, pelo valor econômico apurado mediante laudo de avaliação elaborado por empresa especializada e independente.
A Assembleia Geral de acionistas é a reunião dos acionistas da Valid, previamente convocados, para deliberar determinadas matérias dispostas na ordem do dia
É convocada pelo Conselho de Administração da Companhia através de Edital de Convocação publicado por três vezes consecutivas no Diário Oficial do Rio de Janeiro, e Valor Econômico. A convocação da Assembléia Geral também é anunciada através do website de relações com investidores da Companhia (http://ri.valid.com) e da Bolsa de Valores de São Paulo (www.bmfbovespa.com.br) e por mailing direcionado aos acionistas cadastrados no website da Companhia.
A partir da data de publicação do Edital de Convocação da Assembleia Geral, a administração da Valid coloca à disposição de seus acionistas os documentos e as informações que devem ser fornecidos por exigência legal ou estatutária em relação aos diversos pontos incluídos na ordem do dia, incorporando-se tais documentos e informações também ao website desde a mencionada data.
Para participar da Assembleia Geral, os acionistas ou seus representantes legais deverão apresentar, com no mínimo 48 (quarenta e oito) horas de antecedência à data designada para a realização da Assembléia Geral, além do documento de identidade, conforme o caso: (a) comprovante expedido pela instituição escrituradora nos últimos 3 (três) dias; (b) instrumento de mandato com reconhecimento da firma do outorgante; e/ou (c) relativamente aos acionistas participantes da custódia fungível de ações nominativas, extrato contendo a respectiva participação acionária, emitido pelo órgão competente.
Os detentores das ações ordinárias da Valid deverão ir em uma das agências do Banco do Brasil, que é o custodiante das ações ordinárias da Companhia.
As ações da Valid são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). É possível negociar com ações através de bancos ou corretoras, que realizam as ordens de compra e venda na Bovespa.
O Índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na BOVESPA, ou seja, aqueles que possuem maior liquidez.
Para mais informações acesse: http://www.bmfbovespa.com.br
Para entrar em contato com a área de relações de investidores da Valid clique aqui.
Segundo a Lei das S.A., quando uma empresa é vendida, os minoritários detentores de ações ordinárias têm o direito de receber por suas ações, no mínimo, 80% do valor pago aos acionistas controladores da empresa.
Tag along é um instrumento que promove a extensão do prêmio de controle aos acionistas minoritários.
Quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em mercados organizados.
Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial, é a primeira oferta pública de ações de uma empresa.
Todos que tem algum interesse na companhia, como clientes, fornecedores, acionistas, governo, órgãos reguladores e a comunidade.
Para se cadastar no mailing clique aqui